sábado, 11 de dezembro de 2010

Fontes de Alimentação

Alguns clientes que compram DACs me perguntam se podem melhorar a performance de seus equipamentos com a colocação de uma fonte de alimentação melhor.
A resposta é: depende.
Depende do que?
De como o projeto do DAC foi concebido, ou melhor, de como a fonte do DAC foi concebida.
Para explicar um pouco melhor isto, vamos descrever de forma bem sucinta os blocos que constituem uma fonte padrão.
De cara temos os circuitos de chaveamento e proteção de entrada do AC. Chave ON/OFF, fusível e varistor (surge protection).
Em seguida temos o elemento abaixador (ou elevador dependendo do caso) que pode ser um transformador ou um circuito ativo de chaveamento (MOS-FET, Transistor, IGBT, SCR, etc).
Após a modificação da tensão e respectivo isolamento entre entrada AC e saída AC, vem o retificador. São os diodos, ou diodo, que transformam o AC em DC pulsante.
Logo à frente dos diodos temos os filtros primários que podem ser capacitores, indutores ou combinação destes, que transformam a DC pulsante em DC com o mínimo de ripple possível (ondulação residual).
Depois de retificada e filtrada, a tensão DC pode passar através de um elemento de regulação que garante a estabilidade de tensão e corrente independente da carga dentro de determinados parâmetros.
Agora que passamos por todos os elementos básicos de uma fonte, voltemos ao início.
Se a fonte do DAC for uma fonte completa e entregar o DC filtrado e regulado para o equipamento, podemos melhorar a performance total do conjunto, construindo uma fonte com melhores filtros, uma melhor regulação com capacidade de tensão e corrente para cargas mais exigentes. Neste caso, aposentamos a fonte original e passamos a trabalhar com a fonte re-projetada.
Caso algum (ou alguns) dos elementos fundamentais não estiver na fonte, mas estiver montado dentro do equipamento, ficará impossível melhorar alguma coisa com a substituição da fonte original, pois a eletrônica responsável pela performance final da fonte estará dentro do circuito do DAC.
Algumas impressoras, por exemplo, têm uma fonte de alimentação que é pura e simplesmente o circuito de proteção com um transformador abaixador. Todo o resto está dentro da impressora. Vemos esta configuração em alguns brinquedos elétricos e calculadoras eletrônicas, como as minhas boas e velhas HP32E e a TI-59.
Entenderam porque algumas vezes não dá para fazer um up-grade de fonte sem estripar o DAC?
Abraços.