segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Phono Experience # 4 - parte 2

Semana passada um cliente, gentilmente, me trouxe seu PE#3 para submetê-lo à "cirurgia" de conversão para o PE#4.

...corajoso o cara. Transformar seu produto, que não custou barato, num protótipo...é claro que terá suas compensações!

Implementei o protótipo pré-amplificador do estágio para cápsulas MC (Hi & Low).
Foram adicionadas três chaves: uma para fazer a seleção do tipo de cápsula. MM ou MC. A segunda para selecionar o tipo de cápsula: Hi ou Low. E a terceira chave para retirar do loop de amplificação o módulo de pré de estado sólido, tornando o PE#4 novamente no PE#3, 100% valvulado.

Para fazer o protótipo do B. virar um produto reliable terei que projetar uma nova placa de circuito impresso para o PE#3 contemplando todas estas novas funcionalidades, além de mais algumas.
Bem, uma vez que terei que refazer várias coisas, resolvi buscar na minha biblioteca pessoal da MJ-Magazine ( http://www.seibundo-shinkosha.net/products/list.php?category_id=9 ) referências dos preamplificadores de Phono que os japoneses andam fazendo e vendendo por lá.
Levando em conta que os caras são os pais da matéria em termos de amplificadores valvulados, separei algumas idéias interessantes que serão devidamente adaptadas (em função do nosso mercado local) e implementadas na versão final do PE#4.

Além das opções de chaveamento já mencionadas estou pensando em acrescentar um jogo de entradas extras para quem tem mais de um tonearm por plate ou mesmo mais de um TD e costuma ouví-los simultaneamente para comparações.
Acrecentarei um sistema com DIP-switches que permitirá compor a impedância R-C de entrada do preamp para que haja a MTP entre a cápsula e o estágio de entrada garantindo o correto casamento das impedâncias.
Além destas melhorias, os novos modelos serão oferecidos em gabinetes de alumínio usinado e anodizado.
Para quem gosta do visual vintage, é só avisar no momento da aquisição que continuarei fazendo sob encomenda os gabinetes de madeira revestidos com madeira de lei.

Bem, como não poderia deixar de ser, já que estou acertando algumas coisas, porque não completar o portifólio com um produto que tenha tudo o que foi descrito acima e que ainda seja 100% valvulado?

Isto mesmo.
Está na prancheta (hoje em dia no meu notebook*) a idéia inicial para o Phono Experience # 5.
Por enquanto é só um rascunho, mas à medida que evoluir, postarei o andamento por aqui.




Grande abraço e um ótimo 2012 à todos!


*...minha régua "T" original foi-se há tempos, roubada do meu armário da ETI Lauro Gomes nas férias de verão de 1984, mas as pranchetas ainda estão no meu laboratório. Uma original  com revestimento verde-claro e tudo, a outra troquei o tampo por uma placa de vidro temperado que uso como mesa de escritório...