sexta-feira, 27 de abril de 2012

Crossfeed

Algum tempo atrás um cliente encomendou um Volkano para empurrar seu recém-adquirirdo headphone Senn HD-598.
Após algumas semanas ouvindo seu Senn no Volkano este cliente me ligou dizendo que a separação entre canais o incomodava fazendo com que as gravações, que ele antes só ouvia nas suas caixas acústicas, soassem pouco naturais.

Argumentei que as gravações multi-pistas de estúdio tinham esta tendência, as quais eram minimizadas quando escutamos os dois canais em caixas acústicas numa sala de volume apropriado, porém com fones diretamente nos ouvidos e isolando um canal do outro quase que completamente, isto se tornava um pouco incômodo. É normal.

Sugeri que procurasse na web os artigos do Sr. Linkwitz (aquele mesmo que escreveu sobre os filtros Linkwitz-Riley http://en.wikipedia.org/wiki/Linkwitz%E2%80%93Riley_filter) tratando especificamente deste assunto e que me rotornasse depois de "digerir" exatamente o que acontecia com seu sistema recém-adquirido...
O assunto em questão eram os circuitos tipo Crossfeed, que têm a propriedade de "reduzir" o efeito de separação dos canais estéreo nos fones e fazer com que o palco sonoro se aproxime do que ouvimos numa apresentação ao vivo, onde os nossos sistemas auditivos ouvem o material sonoro separados por "uma cabeça" de distância entre canais.


Após esta semana de estudos, meu cliente ligou de volta e pediu para eu construir um crossfeed para seu sistema.

Aceitei o desafio e coloquei mais algumas facilidades no equipamento além do X-feed em si:

1. Duas entradas separadas e independentes selecionáveis por uma chave de 3 posições com MUTE na posição central. Desta forma poderemos ligar dois ampificadores de fones diferentes e alimentar o mesmo conjunto de headphones para comparação de amplificadores.
2. Chave de inversão de fase 0° e 180° para fazer a comparação do material de um canal com o outro (L + R).
3. Quatro níveis de perspectiva com profundidades de palco diferentes, selecionáveis por um conjunto de chaves rotativas.
4. Dois conjuntos de crossfeed independentes, um para headphones de baixa impedância (<120 Ohms) e um para headphones de alta impedância (>120 Ohms).
5. Chave de by-pass independente por conjunto de crossfeed permitindo a retirada do efeito a qualquer momento.
6. Três conjuntos de saídas para headphones diversos que podem ser ligados ao mesmo tempo para comparação de performance entre eles em relação à mesma fonte sonora.
7. Chaves ON/OFF individuais por saída que desligam os fones em teste e/ou uso
8. Chaves individuais por saída que selecionam o conjunto de crossfeed utilizado (alta-impedância ou baixa-impedância).

O protótipo já está OK, agora é projetar o gabinete, executar as pcbs e publicar o novo produto no website.

Fiquem de olho nas novidades do website.

Cheers!