quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Transformador de Isolação para equipamentos High-End

...ou simplesmente hum-noise killer.

Sou um privilegiado.
Há algum tempo, quando eu construí meu laboratório, prestei especial atenção ao projeto elétrico da fiação de força e iluminação. Tudo aterrado conforme o figurino, dispositivo DR, setorização cuidadosa, cabos generosos, canaletas e conduítes separando cada coisa, etc.

Quando projeto e construo um equipamento, geralmente faço os testes no meu lab e só então empresto os protótipos para a minha lista de testers.
Todos estes testadores são da região metropolitana de SP, onde as empresas concessionárias prestam um pouco mais de atenção na qualidade da energia fornecida. Nunca observei ou, eles reclamaram de ruídos.

De uns tempos para cá (uns dois anos para ser mais específico) os clientes do Sul do país, começaram a me questionar sobre alguns zumbidos e falhas ocasionais por sobre-tensão (acima dos 130Vac, que é a tensão do Varistor que uso para proteção*).
Passei a incluir um sistema de regulação para acertar a sobre-tensão, porém os ruídos fogem da alçada da minha bancada de projetos...

Isto estava me incomodando até que um cliente pediu um trafo isolador toroidal para separar a alimentação AC dos seus equipamentos de áudio do restante da casa (computadores, laptops, iPhones, liquidificadores, TVs, aspiradores, esteiras de corrida e demais fontes de sujeira e ruído na rede). Ele disse que havia visto em um fórum gringo o esquema.

Bem, como "cuidado e canja não fazem mal pra ninguém", passei as especificações do trafo que ele queria para meu fornecedor e enrolamos um toroidal isolador de 500VA** (~500w em DC).

fonte: HTForum

De acordo com o cliente, o problema desapareceu.

Mandei vir algumas amostras para eu ensaiar, mas no meu ambiente a redução é imperceptível aos ouvidos, somente com os instrumentos do lab ligados é que podemos observar a ausência total do ground-loop entre a rede e o sinal de áudio dos equipamentos.

De qualquer maneira achei a solução válida e passarei a oferecer os modelos de 500VA e 1000VA com blindagem e sem blindagem eletrostática, o primeiro para que tem aterramento conforme a NBR5410  em casa. Em breve será anunciado em www.amplificadores.com.br com os valores e esquemas de ligação.

Para quem quiser dar uma olhadinha no assunto, um bom ponto de partida é o website da Apple: http://support.apple.com/kb/HT2743, texto em inglês mas um bom ponto de partida para uma madrugada de busca no "São Google`.



Abraços à todos!

Luciano Peccerini Junior





*O varistor é um elemento de proteção que "segura" surtos e picos de tensão até determinados valores e, se o surto for muito acentuado, ele entra em curto-circuito fazendo o fusível do equipamento queimar repetidamente. É o caso clássico do: PUFFF!!!...xiiii, liguei no 220!!!!.
Na verdade o varistor (quando existe no projeto) pifa e fica em curto até que vc leve para uma asssistência técnica (as picaretas cortam o varistor fora e cobram o conserto, as sérias trocam os varistores, dizem o que foi trocado, te entregam a peça defeituosa, avisam sobre o perigo de ligar errado e cobram o conserto).


** Em corrente alternada a potência é referida sempre em Volt-Ampère, ou simplesmente VA e tem o mesmo valor númérico que os Watts usados em corrente-contínua. Isto é para se diferenciar as potências reativas das resisitivas nos cálculos de potência aparente...e pasmem, lembram-se daquela baboseira de números complexos do segundo grau? É para estes cálculos que serve aquilo tudo.

...baboseira coisa nenhuma! Sempre achei fascinante, o problema era o mané que me dava aulas e não tinha a mínima noção do que estava falando!