quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Par de caixas Makizou e LPJ AFTB v02

Conforme comentei no blog,
http://hollowstate.blogspot.com.br/2012/09/makizou-3-e-os-amplificadores-valvulados.html, acabei de montar o meu par de caixas Makizou com falantes de 3".

Acertei o estofamento com lã acrílica, finalizei o acabamento, instalei os filtros de correção e revesti de tecido acústico as telas de proteção.
Para combinar com a folha de jequitibá-rosa, escolhi o tecido marrom.

Agora, na fase final de testes dos protótipos, elas ficarão ao menos 100 horas em funcionamento contínuo no LPJ AFTB v02.
http://lpjaudio.blogspot.com.br/2012/07/tocando-fogo-em-tudo-parte-2.html


O teste pode ser visto em: http://youtu.be/CY8AmZ00nIU
O LPJ AFTB v02 é um modulador AM SSB que modula em amplitude um ruído-branco (todas as frequências audíveis com mesma amplitude, gerado pela recombinação de pares elétron-lacuna em um junção P-N) através de uma portadora que faz o sweep (varredura) de 20Hz a 200Hz. Repare no som e no oscilograma do vídeo.
http://youtu.be/q0Bk0gdRVh0


Ele permite efetuar a queima de caixas, falantes e cabos sem sacrificar a vida-útil dos equipamentos do meu set (prés, CD-palyers, amplificadores, etc).


Após estes testes, queimas e ajustes preliminares, elas serão ligadas ao JUNO (amplificador valvulado PP classe AB com dois pares de EL34 - 30w/canal - www.amplificadores.com.br) para a sintonia final e levantamento das curvas de resposta com ruído-branco, impulso e sweep 20Hz a 20KHz.

Neste meio tempo o Aníbal, da AR Áudio, estará providenciando as curvas de transferência dos transdutores (alto-falantes de 3") montados nos gabinetes dos protótipos.
As curvas de Impedância x Frequência permitirão a colocação de uma rede Zöbel para linearizar a impedância total em torno dos 8 Ohms nominais, caso seja necessário.

Aqui cabe uma nota:
Para o cálculo da volumetria e topologia da caixa, usamos os parâmetros Thiele-Small do transdutor ao ar-livre. Após a montagem do conjunto, as características do transdutor acabam sofrendo algumas variações que serão corrigidas com as etapas descritas acima.

É isto aí.
Divirtam-se!


Luciano