quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Microfone de calibração, o desfecho.

Meus caros,

Fui enganado.
Primeiro preciso deixar claro que o microfone que havia comprado não estava pifado. Era usado sim, mas não pifado.
Vamos ao desfecho.
Após devolver o mic ECM8000 que não tinha sinal defasado de 180° no pino 3 (COLD) do conector XLR, comprei um novinho (desta vez era novinho em folha) na Infotocchetto do ML.
Ao recebê-lo, montei toda a parafernália de testes na minha bancada.
Instalei o SW de análise no meu notebook e conectei tudo.
Sinal só no pino 2 (HOT). Pino 3 mudo.
Fui checando ponto a ponto até a entrada do computador, tudo OK.

Voltei a procurar por informações no "São Google".

Qual não foi a minha surpresa quando achei alguns textos de foristas dos EUA comentando que a Behringer havia descontinuado sua produção na Europa do ECM8000 e transferido 100% para a China.
Nesta transferência aproveitaram para baratear custos: sobstituíram o eletreto da Panasonic por um Chinês-clone (só na aparência pois a curva de resposta é medíocre) e trocaram a circuiteira balanceada dos transistores de áudio da Toshiba por FETs 1/2 boca além de suprimirem o sinal verdadeiro no pino 3 por uma "simulação gambiarrática" que não serve de nada, o tal Ground Driven, em comparação ao verdadeiro sinal balanceado.

Pois é, de microfone de calibração omnidirecional e com resposta plana de 10Hz a 20kHz nós não temos mais nada.

O que sobrou foi um mic comum num invólucro cosmético para se parecer com o ECM8000 de alguns anos atrás...

Após a leitura de diversos posts e artigos independentes do fabricante, concluímos que o ECM8000, para trabalhar razoavelmente bem, tem que ser equalizado no SW de análise...pena.

Ia me esquecendo, na embalagem e manuais da Behringer não é mencionado em lugar algum que este mic é balanceado, a única menção é que ele tem um conector XLR (tipo ITT Cannon) que é bem diferente de dizer que é balanceado.

Quem passou o maior carão nesta história toda fui eu, explicando como funciona um pós-combustor á jato, tendo na mão um motor 2-tempos...

Bem, conforme havia prometido, abaixo o esquema de uma Phantom Power para microfones balanceados de verdade ou ECMs da vida.  What so ever...



Um artigo mais detalhado sobre a eletrônica envolvida será publicado em:

Não deixe de visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário