sábado, 22 de janeiro de 2011

Correios & Transportadoras

Sempre aparecem algumas dúvidas de clientes quanto ao uso dos correios e demais transportadoras. Tentarei dar algumas dicas úteis a seguir:
  • Os Correios funcionam muito bem, do Sudeste para baixo. Norte, Nordeste e parte norte do Centro-Oeste, parece outra empresa. Vejam bem, não estou generalizando ou radicalizando, muito menos insinuando algum tipo de preconceito. Falo sobre fatos. Estatística é uma Ciência, embora hajam controvérsias*.
  • Não sei se a culpa é do governo federal que não investe em infraestrutura rodo-aero-ferroviávia de maneira adequada nas regiões do seu maior contingente de eleitores. Ou se a culpa é da má administração do próprio Correio. As minhas encomendas despachadas para estas regiões SEMPRE chegam em seus destinos com algum problema. De endereços não encontrados à equipamentos danificados por desleixo no manuseio dos pacotes. Sim, é triste. Temos analfabetos funcionais em cargos-chave em algumas instituições público-privadas por todo lado...
  • As transportadoras privadas também encontram obstáculos "impostos" pelo governo federal para operarem para estas regiões de maneira eficiente, talvez para desestimular o seu uso em detrimento dos Correios (lembram-se daquela turma do Roberto Jefferson & CIA?). Bem, voltando ao assunto:
  • Como não sobram alternativas, tive que modificar o estilo de envio dos equipamentos. Agora eles são despachados em caixas de madeira bem mais robustas e mais pesadas ($$$).
  • Guardem estas caixas, mesmo que desmontadas, caso precisem enviar seus equipamentos de volta para manutenção, upgrade, devolução ou seja lá o que for. Os equipamentos danificados por mau-uso, seja no cliente , seja no transporte, não estão cobertos pela garantia vitalícia. Válvulas são frágeis, infelizmente.
  • Por falar em válvulas, guardem suas embalagens, mesmo que desdobradas para ocupar menos espaço. Elas são parte da história. Os logos, números de série, ano de fabricação, país de origem, etc, têm bastante valor como itens de coleção, além de proporcionarem o acondicionamento correto das mesmas. Repararam que as caixas possuem calços e abetas internas que sustentam as válvulas em seu interior?
  • Usem o número do rastreador, que é enviado à vocês por e-mail,  para verificar em http://www.correios.com.br/, no item "Rastreamento de objetos" onde está sua carga. Saibam que algumas vezes o objeto sai para entrega porém retorna ao CT por falta de tempo hábil ou algum acidente de percurso que impossibilitou a chegada ao destino. SP e RJ em Janeiro sempre é problema! O trânsito vira o caos quando chove além da conta. Culpa dos governos federal, estadual e municipal. Lideramos a arrecadação de impostos  e tributos e, há 50 anos as cidades crescem de forma desordenada e com plano de urbanização puramente eleitoreiro. Parabéns ao Lerner pelo que fez no PR! Em contrapartida, vejam o centro de SBC esta semana: resultado das manobras PoliTico-eleitoreiras de ocupação das encostas dos morros da represa Billings desde o início da década de 80. Uma hora a Naturza cobra a conta:

  • Que transportadora consegue atravessar este rio de lama? Ao centro a sede da prefeitura. Á direita Santo André: de onde vêm as encomendas tanto da JadLog quanto do Correio/SEDEX. Ao fundo Diadema/SP e à esquerda a divisa com São Vicente, na Serra-do-Mar (ou o que sobrou dela com as favelas da Cota 200 e Cota 400 na Via Anchieta).
  • É FUNDAMENTAL que o número de telefone válido do destinatário (com os prefixos locais e alguém no fim da linha para atendê-lo) seja impresso na etiqueta da encomenda junto ao endereço ou nome. Tanto os Correios, quanto as transportadoras privadas telefonam após as 3 tentativas de entrega sem sucesso antes de mandarem a carga de volta ao remetente.
  • Nunca assumam que o funcionário das transportadoras/Correios vão entender o que vcs escreveram. Se fizer manuscrito, use letra de forma. Dê preferência ao uso de etiquetas impressas. Se for jato-de-tinta, use fita adesiva transparente sobre a etiqueta para evitar que a chuva ou umidade apagem os dados.
  • Os Correios disponibilizam no website um "engine" para criar as etiquetas com código de barras, inclusive. Veja em http://www.correios.com.br/enderecador/encomendas/default.cfm .
  • Não se esqueçam: Rua é Rua, Alameda é Alameda e Avenida é Avenida. Em S.B.Campo por exemplo, temos uma Avenida Dom Pedro de Alcântara e uma Alameda Dom Pedro de Alcântara, mesmo CEP e para piorar as coisas, se vc consultar o website dos Correios pelo CEP só aparece a opção de Avenida em todo o município...Pois é, as minhas cobranças e contas mais as do Sr que mora na Avenida D.Pedro vêm todas para mim...as minhas encomendas e presentes sempre acabam indo para este outro Sr...já comentei com vocês que todo chato é azarado?!? Vejam o post anterior.
  • O sistema de endereçamento no Brasil é um tanto quanto bagunçado, apesar do CEP de 8 dígitos, que permitiria 1.074.741.182 endereços diferentes, algo em torno de 5,3 endereços por habitante do país. Em cidades planejadas temos quadra, lado norte, lado sul, lado oeste, numero par, número ímpar, bloco etc. Em outros "logradouros" temos o nome da rodovia e o km (+/- onde está a fazenda do sujeito...) Certifiquem-se com o destinatário, não somente nos Correios pelo CEP, para onde vai seu pacote antes de fazer a etiqueta de envio. Se possível, peçam para ele copiar de uma multa de trânsito, conta de luz, água ou telefone. Este tipo de correspondência SEMPRE chega no seu destino.
Grande abraço e divirtam-se.


* (Veja um exemplo de estatística trabalhando à favor da bandalheira: Qual o número de habitantes por região do país? Mentalizou cada um deles? Vá no site da CEF e veja pra onde é sorteada a grande maioria dos pêmios da loteria federal. Como diria o Homer Simpson: "Esquisito...."

Um exemplo da estatística trabalhando de acordo com as Leis da Natureza: jogue uma moeda pra cima e conte quantas caras e quantas coroas deram. Quanto mais jogar, mais perto de 50% vc terá!)

26/1/2011
PS.: O procedimento do SEDEX é o seguinte:
  1. Os Correios/SEDEX tentam entregar o objeto 3 vezes.
  2. No caso de 3 ocorrências de "destinatário ausente", o objeto retorna ao CE dos Correios que o remete ao CD mais próximo da resiência do destinatário.
  3. Um aviso por escrito é enviado ao destinatário e deixado em sua caixa de correio, avisando onde se encontra o objeto para a retirada.
  4. O objeto permanece por 7 dias à disposição no CD para a retirada.
  5. Após estes 7 dias o objeto retorna ao remetente.


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