segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

50 Hertz versus 60 Hertz. Meu equipamento funcionará?

Respondendo à uma pergunta de um cliente de Portugal que, em breve, retornará ao Brasil com a mala cheia de equipamentos europeus:
 
Vamos lá.
Sempre que temos motores elétricos na parada, o problema 50 x 60 Hz aparece, ao menos em parte.
Vou explicar: existem 2 tipos de motores AC (simplificando). Os motores síncronos e os assíncronos.
Como o nome denota, os síncronos são sincronizados com a rede e os assíncronos, independem da frequencia da rede ao qual são conectados.
 


Se os motores dos seus equipamentos forem do primeiro tipo, síncronos, vc terá que providenciar a substituição dos mesmos. Caso forem assíncronos, não esquente a cabeça pois um circuito especializado que alimenta o motor, faz o trabalho de acertar os níveis e corrigir a fase independente do que estiver chegando na rede.
Um caso especial de motores assíncronos são os motores DC de ímã permanente.
Na maioria dos casos, vc só terá problemas com o Toca-Discos, mas é preciso checar com o fabricante.
O tape de rolos "deve ser" motor DC (corrente contínua) então vc não terá problemas.

Quanto aos demais equipamentos que não possuem motores, não é preciso esquentar a cabeça pois o transformador de força trabalha bem com 50 ou 60 Hz, tendo uma perda insignificante de performance para equipamentos de baixa potência (abaixo de 1kw).
O equipamento para controlar a fase da rede (e os níveis de tensão também) se chama Inversor de Frequencia e custa uma pequena fortuna, além de ser destinado ao uso industrial em ambientes com altos índices de EMF, portanto ele também gera ruído pra todo lado quando ligado. Até os melhores do mundo (Danfoss e Iaskawa) são ruidosos e devolvem para a rede elétrica altos níveis de interferência inaceitáveis em um ambiente destinado à audiofilia.
Espero ter ajudado.
Grande abraço.
 
Atenciosamente,
Luciano.



Links de interesse:

Um comentário:

  1. Olá Luciano, tudo bem? Gostaria de entrar em contato sobre um pre amp valvulado de phono. Abraços!

    ResponderExcluir